sábado, 24 de maio de 2014

Guia Festivais de Verão - Festivais Urbanos

Com a época dos festivais de Verão a tomar arranque amanhã, com o primeiro dia do Rock in Rio Lisboa, decidi fazer um guia de festivais de Verão. Começo por fazer o guia para os festivais urbanos, aqueles que vamos num dia e no finalzinho da noite regressamos a nossa casa. Não é o guia comum que costumamos ler nas revistas de música, têm que concordar comigo que não vale a pena dizer para levar protector solar porque ninguém o fará!

O que eu levo:

- Ténis confortáveis! Este é um pouco cliché mas tem de ser o primeiro tópico. Para mim que tenho uma tendinite crónica no pé direito costumo levar uma meia elástica e sem dúvida uns ténis confortáveis. Não vale a pena irmos com aquelas sandálias novas, as botas de camurça ou os saltos altos! São horas e horas que vamos passar em pé, desde a fila para entrar no recinto, ao tempo de espera dos concertos e aos próprios concertos onde vamos dançar e saltar. E além do mais sabem que os sapatinhos novos vão ficar com ar de velhos no final!

- Calças de ganga ou calções (más só mesmo se estiver muito calor).

- Uma t-shirt ou top da banda preferida que vou ver.

- Um elástico para prender o cabelo, nas horas de maior êxtase e calor dá jeito.

- Óculos de sol (para quem usa óculos para ver ao longe, mais uma vez tentem esquecer as aparências e levem-nos, pelo menos para poderem ver bem a vossa banda favorita).

- Agora seria a parte do protector solar e chapéu para o sol mas confesso que eu não levo.

- Casaco para o frio, por mais quente que o nosso país seja, as noites são sempre frescas.

- A parte mais difícil de gerir é sem dúvida a mochila (mochila e não mala de alça, sempre ajudamos as nossas costas). Tento levar o mínimo que conseguir para ir bem leve. O que eu levo na mochila: dinheiro para comer, beber e comprar algum “recuerdo”; cartões essenciais (cidadão/seguro saúde/carta condução/etc.); cartão para os transportes públicos (não levem o carro para os festivais se não for mesmo necessário!); lenços de papel (muitos!); umas bolachinhas ou algo para comer; máquina fotográfica (não sou adepta de fotografar ou filmar os concertos, mas umas fotografias com os amigos durante a tarde são sempre divertidas); chaves de casa/carro; toalhetes para limpar as mãos; telemóvel com bateria carregada; antigamente levava uma lanterna pequena que me foi oferecida num concerto para acender durante as músicas calmas, mas agora toda a gente usa o telemóvel e eu não uso nada; e claro, O BILHETE DO FESTIVAL!

- Dica: levo sempre uma garrafa de água, pois além dos preços dentro dos festivais serem absurdos, ainda temos de beber a água de seguida porque não nos dão tampa! O que eu faço é: antes de passar pelos seguranças na entrada do recinto, escondo a tampa da garrafa (dentro do bolso mais pequeno das calças por exemplo) e entro com a garrafa aberta. Dentro do recinto coloco a tampa e guardo a garrafa de água na mochila!

Bons festivais!


Próxima paragem do soumusica.pt: Rock in Rio Lisboa – dia 29 de Maio

Sem comentários:

Enviar um comentário