A Jamaica voltou ao Mercado da Ribeira

"Este ano a Jamaica volta ao mercado outra vez". O mote foi dado por uma das vendedoras do Mercado da Ribeira no vídeo de apresentação publicado no evento da festa Bob Marley 74th Bday Celebration no Facebook.

Jantares demorados e dificuldade para estacionar em pleno Cais do Sodré ao sábado à noite resultam sempre em atrasos. E foi com muita pena minha que perdemos todo o concerto dos Terra Livre e dos seus ilustres convidados.

Quando entrámos no Estúdio Time Out tocava o sound system Faya Fex, responsável pelo warm up e intervalos da festa. O colectivo ia aquecendo o ambiente com recurso a alguns dos temas mais actuais do panorama do reggae jamaicano como "Guess Who" de Tarrus Riley ou "Reggae Music" de Kabaka Pyramid, com a informação de que este último estará para vir ao nosso país em breve (será?).

Pouco depois "o Johnny", como as vendedoras do vídeo de apresentação o chamaram, entrava em palco acompanhado pela fantástica banda Homegrown Band. Johnny Osbourne tem apenas três anos a menos do que Bob Marley teria, mas a idade não lhe pesa, sobretudo na voz.

Revisitou os grandes sucessos de uma longa e aclamada carreira, cimentada no famoso Studio One, e fez as delícias dos fãs com temas como "We Gonna Rock It Tonight", "Can't Find No Reason", "Ice Cream Love" ou "Mr Marshall".


Depois de mais um intervalo com os Faya Fex era a vez de Mad Professor subir ao palco. Após dar as boas vindas, perguntou quem sabia a idade que Bob Marley faria no passado dia 6 e ofereceu um CD  a uma pessoa da fila da frente que respondeu acertadamente.


Para primeiro tema escolheu fazer a sua versão dub de "Jammin'". Seguia-se um tema do filho do homenageado, neste caso Damian Marley, numa versão drum n' bass de "Welcome to Jamrock". Retomou o dub para "You Don't Love Me" mas foi aqui que tudo se tornou no mínimo estranho.

A actuação passou a uma noite de open mic que nem sempre resultou. Subiram ao palco elementos da plateia, uns responsáveis por uma melhor performance que outros, artistas que tinham já actuado no início da noite, e, claro, a convidada que todos aguardavam: Nish Wadada, para acompanharem uma setlist maioritariamente composta por temas do aniversariante Bob Marley. Destaque para os cantores Black Woman, Mistah Isaac e Hugo Otto. Uma actuação que deixou um pouco a desejar, inclusivamente em termos de duração.


Nesta noite celebrou-se Bob Marley, celebrou-se o reggae, e "a Jamaica voltou ao mercado outra vez".



Texto: Sofia Robert

Fotografias: Luís Carvalho
Mais fotografias em: https://www.facebook.com/240994169425528/posts/1018564588335145?sfns=mo

Instagram: @soumusicapt

Comentários