Um sonho chamado Rototom Sunsplash

E enquanto estamos na recta final para o MUSA Cascais, apresentamos aquele que é provavelmente o maior e mais icónico festival de reggae da Europa: o Rototom Sunsplash. Conhecem a história deste festival?

A Associação Cultural Rototom nasceu em 1991 no Norte de Itália, assim como um clube nocturno com o mesmo nome. Em 1994 nascia o Rototom Sunsplash, um festival de reggae com a duração de um fim-de-semana, no clube. Durante quatro anos o festival foi crescendo, em artistas e festivaleiros, até que em 1998 o evento mudou-se para Latisana Maritima passando a ter a duração de quatro dias e a receber 20.000 pessoas (em vez das 8.000 da edição anterior).

No início do novo milénio, o festival muda-se mais uma vez. Desta feita o local escolhido é Osoppo, adoptando a duração e o número de palcos actual, e onde se manteve por uma década. Motivos políticos forçaram o festival a deixar o seu país de origem e em 2010 chegam à sua morada corrente, Benicàssim, em Espanha.

Este ano marca a 25ª edição do Rototom Sunsplash. E a celebração destes 25 anos é acompanhada de um cartaz de luxo, com nomes como Ben Harper, Alborosie, Jimmy Cliff, Fat Freddy's Drop, Tarrus Riley, Protoje, Peter Tosh, Mellow Mood, Beres Hammond, Konshens, Tiken Jah Fakoly, The Skatalites, Groundation, Julian Marley, e muito, muito, muito mais...


Por aqui é um sonho que esperamos há muitos anos realizar (será este o ano que vamos até lá?).
E vocês, vão ficar em casa?


Info: https://rototomsunsplash.com



https://www.facebook.com/soumusicapt
Instagram: @soumusicapt

Comentários