Sabias que...

Hoje vimos-vos falar de algumas curiosidades sobre o maior festival de reggae do mundo e de algumas novidades da edição deste ano, onde se irão comemorar os 25 anos do Rototom Sunsplash.


Sabias que...

 - Até 2010 o Rototom Sunsplash realizava-se em Itália? (Podes consultar um pouco mais sobre a história do festival no nosso artigo "Um sonho chamado Rototom Sunsplash")

- Benicàssim, o local onde se realiza o Rototom, se situa a apenas 85km de Valência? Valência é a terceira cidade com maior densidade populacional de Espanha e uma das mais antigas, tendo sido fundada em 138 a.C.

- O Rototom Sunsplash foi reconhecido pela UNESCO como um Evento Exemplar na década de 2001-2010 pelo seu trabalho de promoção da Cultura da Paz e Não Violência?

- O festival tem como missão cada ano tornar-se mais verde e amigo do ambiente? Para isso: foram introduzidas substituições em alguns sistemas de iluminação para lâmpadas LED e a introdução de vários painéis solares em diversas áreas; já não existe em nenhum bar o uso de loiça descartável de plástico, tudo é biodegradável ou reutilizável; os bares fazem reciclagem; a água dos chuveiros é reutilizada para descargas de wc; são plantadas árvores no campismo para reduzir a pegada ecológica; é incentivada a venda e consumo de bens e produtos de comércio local; é incentivado o uso dos transportes públicos, havendo autocarros do festival com diferentes rotas, incluindo trajectos diários que ligam a praia e o festival, bem como aluguer de bicicletas; a organização preocupa-se em gastar cada vez menos papel na sua logística; e uma parte dos lucros do festival reverte para organizações não governamentais.

- Mais de 50 entidades que defendem a paz, os direitos humanos e cívicos, o comércio justo, o ambiente e a cultura Rastafari participam todos os anos no Rototom? Estas associações estão presentes em stands no recinto, promovem palestras no Social Forum e na Reggae University, e workshops.

- A organização do festival aconselha que deixes o teu cão em casa? Devido ao calor e ao facto de que os animais não podem entrar no recinto do evento (apenas cães até 8kg) nem nas praias, é aconselhável não levares o teu melhor amigo para o Rototom.

- O Rototom Sunsplash é o sítio ideal para assistires a concertos com colaborações de artistas? Sendo o festival icónico no mundo do reggae que é, torna-se a meca das colaborações entre artistas, por vezes únicas. Consulta os horários das actuações no nosso artigo anterior.

- Além da música e toda a cultura que vais poder absorver ainda podes experimentar cozinhas de todo o mundo? As áreas de restauração do festival contam com várias cozinhas do mundo. Sabe o que estará presente neste separador do site oficial do evento.

- O festival tem uma loja online onde podes comprar merchandise oficial? Visita-a neste link.

- A tua música pode tocar na Rádio Rototom? Para isso basta criares uma mixtape de 30 minutos e enviar até ao dia 7 de Agosto para: radio@rototom.com
As 14 melhores mixtapes irão passar na estação de rádio do festival!

- Este ano o festival vai ter um local chamado Punto Violeta? Este espaço (aberto das 19h às 6h) será um ponto de informação para prevenir ou intervir em casos onde os direitos de qualquer pessoa possam ter sido violados durante o festival. O Punto Violeta vai ser gerido pela Cruz Vermelha que terá à disposição uma equipa de psicólogos e conselheiros legais da associação Mujer 24 Horas, bem como voluntários treinados.

- O Rototom tem uma mixtape oficial? Podes ouvi-la aqui.

- O soumúsica.pt fez um guia com tudo o que precisas de saber sobre o festival antes de ires? ;p Consulta-o aqui.


Podes encontrar toda a informação no site oficial do festival: https://rototomsunsplash.com



https://www.facebook.com/soumusicapt
Instagram: @soumusicapt

Comentários