sábado, 21 de novembro de 2015

Rodrigo Leão - 20/11/2015

A caminho do Coliseu percebemos que muita gente se dirigia naquela direcção. Ora pela faixa etária, mais velha, ora pela roupa quase de gala, fomos todos no mesmo caminho.
Em sentido contrário passa Rodrigo Leão que é agarrado por uma provável fã. Segue em ritmo apressado...
Duas noites de Coliseu dos Recreios, duas noites esgotadas!

Mas antes do grande protagonista da noite iríamos ainda ouvir a primeira parte. André Barros, compositor e pianista da Marinha Grande fez-se acompanhar do violinista Otto Pereira nos três primeiros temas.
Música cheia de emoção onde a pausa era tão importante quanto o som.
De destacar o tema "O Nosso Fado" onde André Barros divide-se entre a melódica na mão direita e o piano na esquerda.
Para o quarto e último tema contámos com uma peça a quatro mãos com o pianista Tiago Ferreira numa vertente mais jazz.


Seguia-se o anfitrião da noite. Rodrigo Leão, acompanhado da Orquestra & Coro Gulbenkian, trouxe-nos o seu mais recente trabalho "O Retiro". O maestro Rui Pinheiro conduziu a orquestra nesta noite de mestria musical.
Rodrigo Leão, sempre no piano, tocou e foi construindo as ambiências sonoras que suportavam todos os músicos. Houve alguma comunicação com o público nomeadamente para apresentar alguns temas e projectos como foi o caso de "Florestas Submersas", uma exposição que esteve presente no Oceanário de Lisboa criada pelo entretanto já falecido Takashi Amano, a quem Rodrigo Leão dedicou o tema.


As vozes do Coro Gulbenkian não foram as únicas que se fizeram ouvir neste espectáculo. A cantora Selma Uamusse presenteou-nos com a sua belíssima voz em vários temas que foram do lírico ao fado.
Os temas "Vida tão estranha" e "A Corda", ambos de 2009 e que fizeram parte da banda sonora da série televisiva "Equador", foram das mais aplaudidas apesar de contarem apenas com o compositor, a cantora, um quarteto de cordas e Celina Piedade no acordeão.


 No final do concerto houve ainda espaço para um encore e para a apresentação de alguns dos músicos e do maestro do coro Sérgio Falcão. "Infelizmente é impossível apresentar todos estes excelentes músicos por mais que queira."
Uma noite inspiradora para qualquer músico ou amante da arte!



Texto: Sofia Robert

Fotografias: Luís Carvalho
Mais fotografias em: https://www.facebook.com/soumusica.pt

Instagram e Twitter: @soumusicapt

Sem comentários:

Enviar um comentário