sábado, 1 de agosto de 2015

Caetano & Gil – Dois Amigos, Um Século de Música - 31/7/2015




Ontem, foi mais uma noite esgotada do EDP CoolJazz. Caetano Veloso e Gilberto Gil trouxeram a Portugal a sua tournée “Caetano & Gil – Dois Amigos, Um Século de Música”.
Nunca tinha visto nenhum dos artistas ao vivo e a curiosidade era muita, sobretudo para este formato especial de concerto.

Os dois músicos apresentaram-se à plateia sentados lado a lado e com uma guitarra (ou violão) cada.
Começaram logo a cantar; o tema “Back in Bahia” foi o escolhido para abrir o concerto seguido de “Coração Vagabundo”.
As músicas foram bem divididas, com alguns temas a solo e muitos outros partilhados, ora no instrumento, ora na voz.

A voz de Caetano Veloso é sublime e não faz transparecer os 72 anos de vida do cantor, que casa tão bem com a voz de Gilberto Gil, mais rouca e grave.
Os músicos esperaram algumas músicas para se dirigirem à plateia; este não foi um concerto com uma forte interacção com o público, optaram antes por tocar vários temas no espaço de tempo disponível.
Criou-se um ambiente intimista que a pouco e pouco foi fazendo esquecer o frio que se sentia. “Deviam ter feito este concerto no Verão” dizia a brincar um senhor ao meu lado.
O vento estava bastante mais forte do que na passada terça-feira aquando do concerto de Mark Knopfler, mas curiosamente o som estava muito melhor na noite passada apesar de algumas alturas o vento interferir nos microfones que captavam a voz dos cantores.

Duas guitarras e duas vozes que encheram o recinto de um estádio e nos mostraram o porquê da música brasileira ser tão boa! A métrica e a cadência das frases são tão diferentes e agradáveis juntamente com letras tão bonitas e por vezes engraçadas. É bom ouvir a nossa língua, ainda que com diferenças e ouvi-la nas vozes destes dois mestres.

O momento alto da noite (e que momento!) foi sem dúvida, para mim, o tema “Não tenho medo da morte” de Gilberto Gil, a solo, numa versão diferente da original onde se fez acompanhar apenas com percussão na caixa da guitarra.
Houve magia, houve sabedoria, houve muito boa música!

Alinhamento:

Back in Bahia
Coração Vagabundo
Tropicalia
Marginalia II
É Luxo Só
É De Manhã 
Sampa
Terra
Nine Out of Ten
Odeio Você
Tonada de Luna Ilena
Eu Vim da Bahia
Super Homem
Come Prima
Esotérico
Três Palavras
Drão
Não Tenho Medo da Morte
Expresso 2222
Toda Menina
São João Xango
Avisa Lá
Andar com Fé
Filhos de Gandhi

Encore
Desde Que o Samba é Samba



Texto: Sofia Robert


Instagram e Twitter: @soumusicapt

Sem comentários:

Enviar um comentário