quinta-feira, 30 de julho de 2015

Uma noite com Mark Knopfler - 28/7/2015




Se tivesse que escolher uma banda sonora da minha infância, na altura em que os vinis começavam a ser trocados pelos CD's na aparelhagem dos meus pais, o som que saía daquelas colunas muitas vezes entoava a voz e a guitarra de Mark Knopfler que na época era o pilar dos Dire Straits.
Mais de duas décadas volvidas, encontrei-me no Estádio Municipal de Oeiras para ver e ouvir aquele que é considerado por muitos como o melhor guitarrista do mundo.

A banda entrou um pouco depois da hora marcada e rapidamente apresentou, a um recinto esgotado, a estrela que todos aguardávamos. Mark Knopfler entrou em palco com a discrição que lhe é característica.
Abriu o concerto com "Broken Bones" do seu mais recente álbum, "Tracker", mas o som estava muito mau. Infelizmente em todo o concerto o som não fez jus ao artista e à sua banda.
Com grande simpatia cumprimentou o público português e disse estar muito feliz por estar de volta a um lugar tão bonito.

Este foi aliás, um concerto com mais ênfase nos êxitos a solo do artista, mas onde houve também espaço para os grandes sucessos de Dire Straits, onde para grande pena minha "Brothers in Arms" ficou de fora.
"Skydiver", o sexto tema do alinhamento, foi o primeiro momento de comunhão onde Mark Knopfler nos pôs todos a cantar. Seguiu-se a tão tipicamente irlandesa "Laughs and Jokes and Drinks and Smokes".

Tinha chegado então o primeiro momento Dire Straits com o tema mais bonito da noite, "Romeo and Juliet", seguida logo de "Sultans of Swing". "Telegraph Road" foi deixada para último antes do encore onde ouvimos "So Far Away", numa versão um pouco diferente, e "Going Home: Theme from Local Hero" que para tristeza de todos (o público pediu muito, mas sem sucesso, um segundo encore) foi o último tema.

Mark Knopfler tem aos 65 anos a mesma voz que tinha aos 28 quando formou os Dire Straits. A mestria na guitarra, essa é bem conhecida de todos. Uma honra ter podido ver este grande senhor da música ao vivo!

Alinhamento:

Broken Bones
Corned Beef City
Privateering
Father and Son
Hill Farmer's Blues
Skydiver
Laughs and Jokes and Drinks and Smokes
Romeo and Juliet
Sultans of Swing
She's Gone
Your Latest Trick
Postcards from Paraguay
Speedway at Nazareth
Telegraph Road

Encore
So Far Away
Going Home: Theme from Local Hero



Texto: Sofia Robert


Instagram e Twitter: @soumusicapt
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário