quarta-feira, 30 de abril de 2014

This Penguin Can Fly

Um dos principais objectivos deste blog é descobrir e dar voz a novos talentos. É na esperança de descobrir artistas como estes que me aventurei neste projecto!
This Penguin Can Fly de original não tem só o nome. É um projecto musical de rock progressivo/Post Rock oriundo de Braga. E é formado por Jorge Ferreira, no baixo, Miguel Azevedo, na guitarra, e José Gomes na bateria.
Com o lançamento do seu primeiro EP para breve, disponibilizaram duas músicas no seu soundcloud.
Os primeiros segundos da música "She Builds Origamis" cativaram-me de imediato. À medida que a música avança percebo que é instrumental. Por mais que estejamos habituados à presença de uma voz, há músicas que realmente funcionam sem esta.
Para quem toca bateria como eu e gosta de uns bons solos de guitarra certamente irá ficar rendido. Numa música com 7 minutos temos uma surpresa mais perto do fim, afinal sempre há voz!


Tivemos o prazer de estar à conversa com a banda...

Como nasceu o projecto This Penguin Can Fly?

Este projecto nasceu em 2009 quando ao terminar uma banda anterior, o baterista Zé Manel e o guitarrista, Miguel, decidiram continuar a tocar e a fazer as suas músicas. Com o decorrer dos ensaios apercebemo-nos da necessidade de fazer música mais instrumental do que cantada. Neste caso, quase sempre instrumental mesmo. O tempo foi passando e houve a ideia de incluir um baixo nas músicas já compostas e então, entrou para a banda o Joca, por volta de 2011. Nasceram assim os This Penguin Can Fly.

Antes sequer de se ouvir a vossa música, o nome chama a atenção. “This Penguin Can Fly” surge como?

Ao procurar o nome da banda queríamos algo original. Numa brincadeira, um dos nossos membros estava sempre a tentar incluir nos vários nomes que iam surgindo a palavra “pinguim”. Depois de algumas ideias e nomes que foram aparecendo, veio ao de cima a frase “This Penguin Can Fly” .

Nas duas músicas já disponíveis no vosso soundcloud, porquê a escolha de serem quase só instrumentais?

Tal como já foi dito, foi uma necessidade quase involuntária. Foi assim que tudo foi surgindo, simplesmente!

Que bandas nacionais ou internacionais vos inspiram?

Todos os membros têm gostos próprios e até algo distintos. Porém, há alguns pontos de encontro como: Russian Circles, Mogwai, And So I Watch You From Afar ou Tool, a nível internacional. E por cá: Linda Martini, Black Bombaim ou Quelle Dead Gazelle.

Sei que vão lançar um EP (“Broken Hearts Are For Assholes, Outer Space Is For Heroes”) brevemente. A partir de quando e onde é que o podemos ouvir?

A data de lançamento está prevista para dia 17 de Maio, precisamente no nosso concerto de apresentação na Velha-a-Branca, em Braga. Relativamente a postos de venda ainda estão a ser alvo de estudo, mas brevemente poderão consultar a nossa página no Facebook que por lá iremos adiantar algumas superfícies. Contudo, poderão sempre fazer encomenda através do nosso Bandcamp ou do e-mail: thispenguincanflypt@gmail.com

Para quem vos quiser ver ao vivo, onde vão estar nos próximos tempos ?

Para já temos o concerto de apresentação para dia 17 de Maio e brevemente iremos anunciar mais datas de norte a sul do país.

Se pudessem partilhar o palco com um artista de qualquer género musical, quem escolheriam?

Qualquer um dos nomes que citámos em cima nas nossas bandas favoritas.



Sem comentários:

Enviar um comentário